28/11/2015

VEM, SENHOR JESUS !

Queridos leitores do blog “São Pedro Partituras”,

Após um período afastado devido a faculdade, a monografia e outros compromissos, estou de volta, para a nossa alegria! Rsrsrs’

Na postagem de hoje, vou refletir com vocês sobre o Advento, este tempo que iniciamos neste final de semana.

Depois da anual evocação do Mistério Pascal, a Igreja não considera nada mais venerável do que comemorar o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações, o que se realiza no tempo do Natal. Para tanto, essas comemorações são precedidas por 4 semanas de preparação, denominadas “Advento”, que se inicia no primeiro final de semana após a festa de Cristo Rei e termina antes das primeiras vésperas do Natal do Senhor.

O Advento foi instituído par que os fiéis se preparassem para a celebração do Natal do Senhor, mas em pouco tempo adquiriu também um significado escatológico: de fato, recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda no final dos tempos. Este tempo não é mais considerado um tempo de penitência (como o era antes da reforma litúrgica), mas um tempo de alegria e expectativa. Aos domingos não cantamos o Hino de Louvor, porém, não é pelo mesmo motivo que omitimos na Quaresma, mas para que ressoe com mais força na noite do Natal do Senhor, como algo de novo.

No 1º Domingo até o dia 16 de dezembro, a Liturgia expressa o aspecto escatológico do Advento, inflamando os ânimos para a espera da Segunda Vinda de Cristo.

De 17 a 24 de dezembro há, tanto na Missa como no Ofício, formulários próprios para cada dia, a fim de preparar os espíritos mais diretamente para a celebração do Natal do Senhor.

O 4º Domingo do Advento, pelas leituras da Missa, aparece como o Domingo dos patriarcas do Antigo Testamento e da Bem Aventurada Virgem Maria no expectativa do Natal.

O Advento recorda a dimensão histórica da Salvação, evidencia fortemente a dimensão escatológica do mistério cristão, revela-nos as verdadeiras, profundas e misteriosas dimensões da vinda de Deus, traz uma essencial conotação missionária e apresenta-nos o Deus da libertação nos textos do Profeta Isaías.

Cantando o Advento...

Os cantos a serem executados nas celebrações devem ter o caráter de “Espera”, ou seja, caracterizar o tempo que vivemos, com uma mistura de alegria, esperança e conversão.
Algumas sugestões:

Canto de Entrada: Ouve-se na terra um grito;
Senhor, vem salvar teu povo;
Um voz fez-se ouvir lá no deserto;
Vigia esperando a aurora;
O Senhor está pra chegar.

Aclamação: Envia Tua Palavra;
Aleluia, vem mostrar-nos, ó Senhor.

Ofertório: As nossas mãos se abrem;
Pão e vinho apresentamos com louvor.

Comunhão: Convertei-nos, Senhor Deus;
Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar;
Povo de Deus foi assim.

Qualquer dúvida me coloco à disposição.

Que Deus abençoe a todos!

Matheus Henrique
matheus-henrique-barbosa@hotmail.com

18/11/2015

Novas Páginas

Olá, amigos!

Nosso blog agora possui duas páginas especiais, para facilitar aos internautas que procurem músicas desse estilo específico.
São elas:

Página de Cantos Gregorianos



Claro, sabemos que muitos cantos gregorianos são medievais, mas nessa segunda página temos as cantigas dos antigos códices e outras que sobreviveram a séculos de história e que até hoje preservam musicalmente a fé católica, que era tão viva e intensa na Idade Média.

Obs: A página de cantos Medievais ainda está em construção (Novembro/2015). Iremos "recheando-a" aos poucos com vários cantos diferentes.

13/11/2015

Teus Planos

Olá, amigos!

Depois de muitos pedidos, postamos hoje a partitura da música Teus Planos, que é cantada pela banda Arkanjos e por Juninho Cassimiro.

Teus Planos - Banda Arkanjos / Juninho Cassimiro
Tom: A
https://www.dropbox.com/s/arn6bvlhg8rk7l7/Teus%20planos-%20Arkanjos.pdf?dl=0

Tom: C
https://www.dropbox.com/s/r6opzykoj99i0yf/Teus%20planos-%20Arkanjos%20em%20C.pdf?dl=0


04/11/2015

Ecce Panis Angelorum

Olá, amigos!
 Postamos hoje o canto gregoriano Ecce Panis Angelorum, que faz parte do canto Lauda Sion Salvatorem, que por sua vez é a sequência da festa de Corpus Christi.

E também postamos um canto chamado justamente Lauda Sion Salvatorem, mas a belíssima versão de Federico Caudana (que também contém versos do Ecce Panis).

Em breve postaremos também o Lauda Sion gregoriano completo.

Ecce Panis Angelorum - canto gregoriano
Tom: D
https://www.dropbox.com/s/xn6thxqbsuuswp6/Ecce%20Panis%20Angelorum.pdf?dl=0

Lauda Sion - Federico Caudana
Tom: D *
 https://www.dropbox.com/s/k8z44ja9tlixqn0/Lauda%20Sion%20-%20F.%20Caudana.pdf?dl=0


* A original é em Mi bemol, e você encontra ela arranjada para coral aqui:
https://www.dropbox.com/s/abdr2dfizytqzju/LaudaSion.pdf?dl=0